Campanha de Incentivo à Doação de Sangue e Cadastro de Doadores de Medula Óssea
Postado em: 04 de Fevereiro de 2018 por Rotary Club de Bauru-Vitória Regia
DOE VIDA - Campanha Incentivo a Doação de Sangue e o Cadastro de Medula Óssea
O Rotary Club de Bauru Vitória Régia realiza, desde sua fundação. a Campanha "DOE VIDA", com o objetivo de formar uma rede de doadores permanentes, que viabilize a manutenção de estoques regulares no Hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru.
A conscientização da população de Bauru e região é essncial para atingirmos essa meta, e por isso investimos na divulgação de informações acerca da importância de toda pessoa se tornar um doador de sangue. A OMS propõe, como um número aceitável para esse apoio, manter-se um número dedoadores regulares correspondentes a 3% da população atendida.
Assim como o sangue é elemento indispensável para a preservação da vida e para ele ainda não há substituto, importante frisar que o mesmo ocorre com a Medula Óssea. Por isso, convocamos a população a integrar o Cadastro de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Para isto, basta comparecer ao Hemonúcleo, preencher uma ficha e colher uma amostra de sangue.
No dia 07 de fevereiro, quarta-feira que antecede o feriado prolongado de carnaval, a Campanha será intensificada, quando as voluntárias do Rotary Vitória Régia marcarão presença no Hemonúcleo de Bauru, acompanhando e incentivando os doadores que lá comparecerem e, neste dia, será oferecido um lanche especial aos doadores.
A iniciativa consiste em incentivar a Doação Voluntária de Sangue, a fim de manter níveis satisfatórios de estoque de sangue e hemocomponentes, principalmente, neste período, pois em geral o número de doadores se reduz e a necessidade normalmente aumenta. Aproveita-se a oportunidade para incrementar também as ações para a Captação de novos Doadores de Medula Óssea, bem como,para lembrar, aos já cadastrados, da importância em manter os seus dados atualizados junto ao Registro de Doadores de Medula Óssea (REDOME).
Como ajudar: Para se cadastrar no REDOME, o candidato a doador deverá ter entre 18 e 55 anos eboa saúde. As dúvidas serão esclarecidas pelos profissionais do Hemonúcleo. O cadastramento consiste na coleta de uma amostra de sangue (5ml) para a tipagem das características genéticas, importantes na verificação de compatibilidade. Um sistema informatizado cruza as informações genéticas dos doadores voluntários cadastrados no Redome com as dos pacientes que precisam do transplante. Quando é verificada compatibilidade, a pessoa é convocada para realizar a doação.
Dados: O Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial de inscritos no registro de doadores de medula óssea com quase 4,2 milhões de doadores inscritos. O país fica atrás dos Estados Unidos, com quase 7,9 milhões de doadores, e da Alemanha, com cerca de 6,2 milhões. Mas, o número de doadores que vinha aumentando nos últimos anos, em 2006, havia apenas 314.961 inscritos no Redome, em janeiro de 2017 apontava 4,2 milhões de doadorres. Entretanto, em 2017, houve uma queda no número de doadores, um alerta para incrementarmos as mobilizações.






